Teste Summary
0 of 45 Perguntas completed
Perguntas:
Information
Você já concluiu o teste antes. Portanto, você não pode reiniciá-lo.
Teste is loading…
You must sign in or sign up to start the teste.
Você precisa primeiro terminar o seguinte:
Resultados
Resultados
0 of 45 Perguntas answered correctly
Seu tempo:
Time has elapsed
You have reached 0 of 0 point(s), (0)
Earned Point(s): 0 of 0, (0)
0 Essay(s) Pending (Possible Point(s): 0)
Categories
- Not categorized 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 32
- 33
- 34
- 35
- 36
- 37
- 38
- 39
- 40
- 41
- 42
- 43
- 44
- 45
- Current
- Review
- Answered
- Correto
- Incorreto
-
Pergunta 1 of 45
1. Question
A Apple é uma das marcas mais importantes do mercado internacional. Desde sua fundação vem conquistando milhares de fãs leais, que são apaixonados por seus produtos e pelo status que carregam. O mesmo acontece com a Nike que, apesar de ter produtos incríveis, se destaca realmente é pela maneira como desperta emoções em seu público.
O brand equity dessas marcas possibilita que
CorretoIncorreto -
Pergunta 2 of 45
2. Question
Um analista foi contratado para trabalhar em uma empresa tradicional, que está implementando ações de marketing digital. Um dos principais desafios da empresa é reconquistar sua boa reputação após crises sucessivas relacionadas à imagem da marca. Para o analista, investir em Branding seria uma ótima maneira para resolver esse problema.
Um argumento que ele pode usar para convencer o chefe a investir na gestão da marca é que essa estratégia pode
CorretoIncorreto -
Pergunta 3 of 45
3. Question
Uma empresa que já tem uma marca consolidada quer melhorar a gestão da sua marca e, para isso, precisa contratar um analista de Branding. O time de recursos humanos está buscando o profissional mais qualificado para essa vaga.
As principais habilidades que o candidato ideal deve ter são
CorretoIncorreto -
Pergunta 4 of 45
4. Question
Um analista de comunicação recém-contratado em um empresa está fazendo o planejamento de novas estratégias de Branding para aumentar a força da marca do negócio.
O prazo mínimo para que essas estratégias tragam resultados para a empresa é de
CorretoIncorreto -
Pergunta 5 of 45
5. Question
Uma empresa de marketing criou o conceito de um evento para aumentar a visibilidade de sua marca e ser ainda mais reconhecida como autoridade. O foco do evento é gerar networking entre os participantes dos workshops. Essa empresa já tem uma marca consolidada no mercado, sendo capaz de levar muitas pessoas ao evento.
O nome mais adequado para dar a esse evento deve ser do tipo
CorretoIncorreto -
Pergunta 6 of 45
6. Question
Cada vez mais vemos marcas de tecnologia dominando o mercado e muitas delas têm nomes arbitrários, que não estão conectados com os produtos que oferecem. Google e Apple são bons exemplos disso.
Para uma marca de tecnologia, este tipo de nome é vantajoso porque
CorretoIncorreto -
Pergunta 7 of 45
7. Question
O tipo de conteúdo mostrado na figura tem como principal objetivo
CorretoIncorreto -
Pergunta 8 of 45
8. Question
Um empreendedor vai lançar uma nova marca de cosméticos focada no público jovem. Ele planeja internacionalizar o negócio daqui cinco anos e, no momento, está fazendo a criação do logotipo da marca.
Considerando os objetivos futuros do negócio, a criação do logotipo deve se basear em
CorretoIncorreto -
Pergunta 9 of 45
9. Question
A Sallve é uma empresa de cosméticos brasileira que vem conquistando o mercado. A marca é nativa do mundo digital e consegue conversar diretamente com uma nova geração de consumidores, que têm um comportamento de compra cada vez mais consciente e emocional.
Um ponto forte da estratégia de Branding dessa empresa, evidenciado nas imagens, é a
CorretoIncorreto -
Pergunta 10 of 45
10. Question
Um tipo de estratégia de Branding cada vez mais presente no mundo digital para fazer a aproximação entre uma marca e o seu público, conforme mostrado na figura, consiste em utilizar representações que
CorretoIncorreto -
Pergunta 11 of 45
11. Question
Instagram da Heineken
Instagram do Nubank
A imagem evidencia uma estratégia de marca utilizada pela Heineken e pelo Nubank para
CorretoIncorreto -
Pergunta 12 of 45
12. Question
Ao criar uma identidade de marca, um profissional de design percebeu que a marca tinha apenas a tipografia do logotipo, que era extremamente estilizada. Por isso, as peças que ele criou para web e outros materiais gráficos ficaram com legibilidade e estética ruins.
A melhor maneira para o designer solucionar esse problema é
CorretoIncorreto -
Pergunta 13 of 45
13. Question
Uma empresa de varejo, que vende principalmente eletrodomésticos e eletrônicos, tem uma segmentação de público-alvo que vai desde jovens que estão saindo pela primeira vez de casa até adultos seniores. Esses públicos entram em contato com essa marca de formas distintas e estabelecem conexões muito variadas com ela. No entanto, é necessário desenvolver uma identidade de marca que seja coesa.
A maneira mais adequada para essa empresa definir estratégias de Branding é
CorretoIncorreto -
Pergunta 14 of 45
14. Question
Manual de marca da Cielo em formato tradicional de livro online
Manual de marca da Globo em formato online e interativo
A escolha dos formatos de cada um dos manuais de marca mostrados na imagem pode ser justificada pelo fato de que
CorretoIncorreto -
Pergunta 15 of 45
15. Question
Identidade e plataforma de marca são elementos essenciais para uma estratégia completa de criação e gestão de marca. Esses elementos são complementares e contribuem para o fortalecimento da marca na mente dos consumidores.
A diferença entre esses elementos se deve ao fato de que a
CorretoIncorreto -
Pergunta 16 of 45
16. Question
TEXTO I
“Já faz alguns anos que algumas imagens do passado não nos representam mais”. Essa foi a frase de abertura de uma postagem feita pela Skol em seu canal no Facebook […]. Em uma postura pouco comum no universo da publicidade, a marca da Ambev decidiu olhar com franqueza para seu passado e assumir publicamente que, por muito tempo, não tratou – e nem representou as mulheres – em suas campanhas da forma devida.
Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br. Acesso em: 17 out. 2019. A mudança de posicionamento desta marca, conforme abordado no Texto I e exemplificado no Texto II, ocorreu para
TEXTO II
A mudança de posicionamento desta marca, conforme abordado no Texto I e exemplificado no Texto II, ocorreu para:
CorretoIncorreto -
Pergunta 17 of 45
17. Question
Em 2018, Colin Kaepernick, jogador de futebol americano dos Estados Unidos, participou de uma campanha ousada da Nike. Ele ficou famoso por se ajoelhar durante o hino nacional tocado nos jogos da National Football League (NFL), como uma forma de protesto à violência policial.
Na campanha, a Nike utiliza a frase “Acredite em algo. Mesmo que isso signifique sacrificar tudo.” sobre a foto de Colin, conforme mostrado na imagem, para passar a mensagem de que é preciso acreditar em algo, assim como Colin acreditou.
Essa campanha aumentou em 5% as vendas da Nike durante seu período de tempo de veiculação, mesmo tendo gerado muita polêmica e até mesmo movimentos para o boicote da empresa.
Nessa campanha, a Nike evidencia sua plataforma de marca ao
CorretoIncorreto -
Pergunta 18 of 45
18. Question
Propósito da Nike
“Trazer inspiração e inovação para cada atleta* no mundo”.
*Se você tem um corpo, você é um atleta
Promessa de Marca
Nós estamos comprometidos a criar um futuro melhor e mais sustentável para a sociedade e o planeta por meio da força do esporte”.
Considerando-se a imagem, que mostra o propósito e a promessa de marca da Nike, é possível inferir que a promessa de marca
CorretoIncorreto -
Pergunta 19 of 45
19. Question
Um analista de branding identificou que a empresa onde trabalha não tem uma plataforma de marca consolidada. Não estava claro internamente e nem externamente quais eram os valores da empresa e nem qual seria a contribuição dela para a sociedade.
Para resolver essa situação, o analista deve começar a estruturar o(a)
CorretoIncorreto -
Pergunta 20 of 45
20. Question
Um consultor de Branding elaborou a declaração do posicionamento de uma marca considerando os seguintes aspectos: ponto de diferenciação, segmento de mercado da empresa, público, o que ela entrega e o que os consumidores podem esperar sentir ao ter contato com um produto ou serviço da marca.
Um aspecto essencial para essa declaração, que também precisa ser considerado, é o estabelecimento de
CorretoIncorreto -
Pergunta 21 of 45
21. Question
Disponível em: https://br.hubspot.com/. Acesso em: 17 out. 2019.
A imagem mostra as provas sociais da Hubspot, multinacional do ramo de automação em marketing e vendas.
Esse tipo de abordagem é importante para uma estratégia de gestão de marca porque
CorretoIncorreto -
Pergunta 22 of 45
22. Question
Ao planejar a construção de um posicionamento de marca, um analista de comunicação de uma empresa se sentiu perdido quanto ao primeiro passo que deve ser dado para desenvolver essa estratégia.
O primeiro passo que ele deve dar é
CorretoIncorreto -
Pergunta 23 of 45
23. Question
A imagem mostra o processo de rebranding pelo qual passou duas marcas muito conhecidas. Caso essas marcas não tivessem realizado uma mudança de posicionamento diante do mercado, provavelmente
CorretoIncorreto -
Pergunta 24 of 45
24. Question
A importância do tipo de estratégia mostrado na figura para uma construção de branding é
CorretoIncorreto -
Pergunta 25 of 45
25. Question
A principal vantagem do tipo de arquitetura de marca mostrado na figura é que as marcas
CorretoIncorreto -
Pergunta 26 of 45
26. Question
Uma empresa de moda associada a luxo, beleza e status social, que já está no mercado há vários anos, vem perdendo sua relevância para outras marcas mais jovens e nativas da internet. A diretora dessa empresa decidiu, então, focar em um novo tipo de produto que segue uma tendência inovadora no segmento da moda: roupas descartáveis.
Diante desse contexto, pode-se inferir que esse novo produto, provavelmente, irá
CorretoIncorreto -
Pergunta 27 of 45
27. Question
Todos os anos a Apple realiza uma conferência para anunciar novos produtos, entre eles novos modelos de Iphone, Apple TV, Apple Watch, Macbooks, dentre outros.
Em relação à arquitetura de marca, essa empresa realiza uma extensão de
CorretoIncorreto -
Pergunta 28 of 45
28. Question
Uma empresa com arquitetura de marca do tipo casa de marcas tem uma marca que oferece produtos do segmento de higiene pessoal. Essa empresa precisa expandir sua presença no mercado e quer criar um nova marca, fazendo apenas pequenas alterações nos produtos originais desse segmento.
Ao fazer esse tipo de extensão de marca, a empresa corre o risco de
CorretoIncorreto -
Pergunta 29 of 45
29. Question
TEXTO I
TEXTO II
Os colaboradores recém-contratados de uma startup são presenteados com um guia contando a história, valores e outras informações relevantes sobre a marca. Além disso, também recebem uma camiseta da empresa e um caderno para anotações contendo frases relacionadas ao propósito da marca.
Os Textos I e II retratam, respectivamente, estratégias de
CorretoIncorreto -
Pergunta 30 of 45
30. Question
Uma empresa do ramo de tecnologia está crescendo de forma acelerada. No entanto, passa por dificuldades para encontrar candidatos que combinam com sua cultura e tenham a experiência técnica necessária para assumir cargos nessa área.
Para que a empresa possa superar essa dificuldade é recomendável a realização de
CorretoIncorreto -
Pergunta 31 of 45
31. Question
Disponível em: https://www.thoughtworks.com. Acesso em: 18 out. 2019.
Na página de carreiras da ThoughtWorks, empresa de consultoria, pode-se encontrar os depoimentos de colaboradores da empresa, conforme mostrado na figura. Esse tipo de ação é importante em uma estratégia de employer branding porque
CorretoIncorreto -
Pergunta 32 of 45
32. Question
Um analista de branding criou uma hiring persona para atrair bons candidatos para a empresa onde trabalha. No entanto, os candidatos que estão participando dos processos seletivos relataram que não entendem com clareza qual é o diferencial que a empresa pode proporcionar para a vida profissional e pessoal deles.
Considerando-se o feedback dos candidatos, o problema que pode estar ocorrendo na estratégia de Employer Branding dessa empresa é a
CorretoIncorreto -
Pergunta 33 of 45
33. Question
Um estrategista de Employer Branding está com dificuldades para mostrar o valor do seu trabalho aos chefes. Um resultado que ele pode utilizar para comprovar diretamente a importância da sua atuação é o aumento do(a)
CorretoIncorreto -
Pergunta 34 of 45
34. Question
Um dos cinco principais valores do Dropbox é simplesmente a imagem de um cupcake sorridente. Por quê? Porque o Dropbox não quer se levar muito a sério. Quando o Dropbox faz uma oferta a um novo funcionário, ele recebe uma entrega especial em casa: um kit de cupcake em uma caixa lindamente projetada. Esse ritual reflete a natureza divertida do Dropbox e agrada a seus funcionários, mesmo antes de ingressarem na empresa.
Disponível em: https://www.huffpost.com. Acesso em: 18 out. 2019.
Esse tipo de ação de branding interno possibilita
CorretoIncorreto -
Pergunta 35 of 45
35. Question
Uma empresa contratou uma consultoria em branding interno para fortalecer sua cultura e o entendimento da marca pelos colaboradores. Uma ação que deve ser feita para alcançar esses objetivos é
CorretoIncorreto -
Pergunta 36 of 45
36. Question
Disponível em: https://www.interbrand.com. Acesso em: 18 out. 2019.
O Itaú obteve o resultado mostrado na figura por ter uma estratégia de branding focada em alta conectividade e relevância em todos os pontos de contato com a marca. Uma maneira para fazer isso é investir no(a)
CorretoIncorreto -
Pergunta 37 of 45
37. Question
Uma empresa do segmento de moda passou por uma crise nas redes sociais devido a uma campanha postada com segmentação errada. Por não ter lidado da forma adequada com esse fato, a imagem da empresa ficou muito prejudicada, chegando até mesmo a haver diminuição na quantidade de vendas.
A empresa não conseguiu superar o problema ocorrido porque
CorretoIncorreto -
Pergunta 38 of 45
38. Question
As principais vantagens de utilizar a estratégia de Branding mostrada na imagem são
CorretoIncorreto -
Pergunta 39 of 45
39. Question
O problema que muitas empresas enfrentam em relação à consistência de marca é que a personalidade dos indivíduos que criam materiais de marketing pode se sobrepor às características da marca.
Esse tipo de situação pode prejudicar o(a)
CorretoIncorreto -
Pergunta 40 of 45
40. Question
[…] as marcas posicionadas de forma ideal para continuar gerando demanda no futuro são aquelas capazes de obter um desempenho melhor que o da concorrência em uma série de dimensões. Essas dimensões são organizadas na metodologia da Interbrand por meio da análise de Força de Marca, composta pela avaliação de dez fatores. Quatro deles são internos à organização, refletindo o fato de que grandes marcas são formadas de dentro para fora. Os outros seis são externos, considerando o impacto em consumidores e outros públicos estratégicos.
Disponível em: http://www.rankingmarcas.com.br. Acesso em: 21 out. 2019.
Um atributo interno utilizado para fazer a análise descrita no texto é o(a)
CorretoIncorreto -
Pergunta 41 of 45
41. Question
[…] as marcas posicionadas de forma ideal para continuar gerando demanda no futuro são aquelas capazes de obter um desempenho melhor que o da concorrência em uma série de dimensões. Essas dimensões são organizadas na metodologia da Interbrand por meio da análise de Força de Marca, composta pela avaliação de dez fatores. Quatro deles são internos à organização, refletindo o fato de que grandes marcas são formadas de dentro para fora. Os outros seis são externos, considerando o impacto em consumidores e outros públicos estratégicos.
Disponível em: http://www.rankingmarcas.com.br. Acesso em: 21 out. 2019.
Um atributo externo utilizado para fazer a análise descrita no texto é o(a)
CorretoIncorreto -
Pergunta 42 of 45
42. Question
Uma empresa de grande porte está procurando entender o quanto sua marca vem crescendo ao longo do tempo, principalmente no mundo digital, já que esse vem sendo o investimento principal da empresa.
Uma métrica que pode ajudar a empresa a acompanhar esse objetivo é(são)
CorretoIncorreto -
Pergunta 43 of 45
43. Question
Um analista de Branding realizou uma campanha para melhorar a percepção de marca da empresa em que trabalha. Ele precisa apresentar os resultados da campanha para sua equipe, mas está sem saber quais resultados podem demonstrar que a campanha foi bem sucedida.
O resultado que melhor indica que a campanha cumpriu seus objetivos é o(a)
CorretoIncorreto -
Pergunta 44 of 45
44. Question
Uma agência foi contratada para realizar uma campanha nas redes sociais focada em gerar visibilidade para uma marca. O call-to-action (CTA) dessa campanha indicava o site onde o interessado poderia conhecer mais sobre a empresa.
Uma métrica que pode melhor indicar o sucesso dessa campanha é o(a)
CorretoIncorreto -
Pergunta 45 of 45
45. Question
A gerência de uma empresa de grande porte não consegue entender o valor que o branding pode gerar para os negócios. Por isso, métricas focadas em percepção de marca não são atrativas para demonstrar a esses executivos a importância de implementar estratégias de branding.
Uma métrica que está indiretamente relacionada à branding e que pode ser usada para gerar valor para a gerência desta empresa é
CorretoIncorreto